quarta-feira, 18 de março de 2009

Conheça Socorro - Faça Turismo de Aventura!!!

Cidade de Socorro - SP

A Cidade de Socorro oferece seis opções turísticas: Turismo de Aventura, Turismo de Compras, Turismo de Águas Minerais, Turismo Ecológico, Turismo Rural e Turismo Histórico.

O relevo montanhoso e o grande potencial hidrográfico facilitam a prática de esportes radicais como rafting, bóia-cross, canoagem, trilhas, trilhas de jipe, asa delta, trike, pêndulo, caminhada, water trekking, acqua- ride, arvorismo, trombonágua, rapel, escalada, tirolesa, fora-de-estrada (4x4, motos e quadriciclos), parapente, motocross, cicloturismo, espeleoturismo, canionismo.

Rios e cachoeiras, montanhas e vales, matas e trilhas, grutas e parques recortam os 449,2 quilômetros quadrados de Socorro, onde praticamente tudo está preservado para que o viajante possa fazer caminhada, respirar ar puro e renovar as energias.






Comecei a me interessar pela cidade de Socorro quando li uma reportagem em ume revista de turismo, falando sobre os principais atrativos da cidade e de toda infra-estrutura voltada principalmente para o turismo de aventura.

Então fui de carro com mais dois amigos para Socorro, pesquisamos em alguns sites antes de fazer a viagem, e descobrimos que existem diversos tipos de acomodações na cidade, desde hotéis com o sistema al inclusive (pensão completa, acomodação e atividades) até camping. As melhores acomodações ficam dentros dos parques, pois assim se evita o deslocamente até os parques que são onde se encontram as atividades, além de facilitar para o agendamento das das mesmas.

Optamos por fazer uma viagem durando o final de semana, saímos no sábado bem cedo (06:00h) e chegamos por volta das 10:00h (fizemos uma parada para tomar café em uma padaria antes da chegado no camping) e já nos preparamos para montar as barracas.

Haviamos feito todas as reservas por telefone aqui de São Paulo (acomodação no camping c/ café da manhã e excursões), assim logo após termos montado nossas barracas em um camping com ótima infra-estrutura (chuveiros quentes e postes de energia com iluminação para cada barraca) começamos as atividades. A primeira escolhida foi o arvorismo, ótimo para ir se preparando para as próximas atividades, os percusos são longos e possuem varios obstáculo, entre eles tirolesa e rapel além de outros. Após ter feito o arvorismo que é uma atividade considerada "leve", proseguimos para o rafting no Rio do Peixe. Foi uma descida incrível, pois para era a minha primeira vez praticando rafting. Vale lembrar que é importante verificar qual a época do ano em que o nível do rio é maior. Terminamos o rafting debaixo de chuva, ensopados mais muito animados ainda sentindo a adrenalina das corredeiras.

No dia seguinte fomos conhecer a Gruta do Anjo, onde é possível fazer um passeio de pedalinho nessa caverna de águas esverdedas. Dessa vez optamos por almoçar na cidade onde é possível encontrar lugares com pratos feitos (PF) servidos com muita refeição há um custo justo. Continuando para a última atividade fomos para a famosa Tirolesa do Pânico, localizada dentro do Parque dos Sonhos, é umas das maiores tirolesas do Brasil, com 1Km de extensão tendo início no Estado de São Paulo (Cidade deSocorro) e termina em Minas Gerais (Cidade de Bueno Brandão) há uma altura de 160m. Vale a pena fazer a descida pois a sensação de liberdade e velocidade unidas ao visual fazem com que se torne inesquecível.

Assim que fizemos todas as atividades planejadas, retornamos para o camping desfizemos as barracas e pegamos o caminho de volta pra casa sabendo que a semana serio mais tranquila. Socorro é uma cidade perto de São Paulo que aparesenta diversos atrativos para todos os gostos, se tornando um destino onde vale a pena fazer uma viagem para ir e voltar no mesmo dia fazendo até duas atividades e se divertindo com seus amigos.

Localização:
Distância da Capital (SP) : 132 km

Vias de Acesso:
Opção 01 - Fernão Dias até Bragança Paulista, seguindo para Socorro pela rodovia Capitão Barduino.
Opção 02 - Via Anhagera ou Bandeirantes até Jundiaí, (Trevo de Itú), seguindo para Itatiba, Bragança Paulista, Socorro.
Opção 03 - Campinas, Itatiba, Bragança Paulista, Socorro.
Opção 04 - Dutra até Jacareí, D. Pedro I até Atibaia, Atibaia Fernão Dias até Bragança Paulista / Bragança Paulista / Capitão Barduíno até Socorro.
Opção 05 - Campinas/Mogi-Mirim/Itapira/Lindóia/Socorro







3 comentários:

  1. Gostei muito deste post, até me deu vontade de ir até socorro acampar!

    ResponderExcluir
  2. Muito boa reportagem. Prá mim não dá mais essas aventuras devido a idade. Fico daqui aplaudindo vocês. Aproveitem! Um abraço do Pr. Abilio.
    http://pastorabiliocarlos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Amo lugares assim!vou em breve!até mais!
    tenho um blog.
    se quizer fazer uma visita
    http://isabel-mensagens.blogspot.com
    CRIATIVIDADES SEM LIMITES & PALAVRAS DA ALMA

    ResponderExcluir